11
jun
2013

Como escolher o cachorro filhote ideal?

Você ou sua família decidiram que é hora de ter um cão, mas é comum que fiquemos em dúvida sobre como escolher o filhote de cachorro ideal numa ninhada onde todos são lindos e parecem ter aquele olhar pidão de “me leva pra casa”? Pois saiba que é possível identificar sinais no comportamento de cada cachorro filhote – mesmo muito cedo – que podem ajudar nessa árdua tarefa da escolha de apenas uma entre tantas fofuras.

Filhotes de Cachorro. Como escolher?

Filhotes de Cachorro. Como escolher?

Antes de mais nada, leve em consideração o seu estilo de vida e faça a sua escolha com base nisso. Por exemplo: vocês gostam de praticar esportes como corridas e pedaladas e vão querer a companhia dele ou vocês preferem caminhadas mais tranquilas? Tudo deve ser levado em conta para garantir a qualidade de vida e equilíbrio entre você e seu amigo no dia-a-dia.

No caso de uma raça específica desejada, você certamente já deve ter pesquisado sobre as características e necessidades desta raça e não apenas se você acha bonitinho o cachorro filhote. Mas antes de escolher um animal de uma ninhada é importantíssimo verificar o criador. Siga estas dicas:

1. Visite diversos canis e observe a higiene e organização do local. Certifique-se que há controle de doenças comuns à raça.

2. Verifique se todos os filhotes estão bem tratados, corados com pelo sem falhas e pele sem feridas.

Filhote de Cachorro Ideal

Anote as dicas do adestrador de cães Gustavo Campelo

Comportamento:
Dividimos os filhotes em três subtipos:

  • Dominantes (ativo e passivo),
  • easygoing“,
  • submissos (ativo e passivo).

A maioria das pessoas procuram um cão calmo; nem muito dominante e nem tão submisso. Chamamos esses cães de “easygoing“.

1. O primeiro teste é observar como eles vem nos receber. Os que chegam primeiro, geralmente são mais dominantes e ativos. Os mais submissos ou medrosos tentarão se esconder ou fugir inicialmente. Nós devemos procurar os cães que não vem imediatamente, mas que não demostrem medo. Em poucos instantes esse filhote se mostra curioso e se aproximará.

2. Segundo teste: observe a reação diante de um estímulo novo como um assovio ou um molho de chaves caindo no chão a uma distância de pelo menos 10 metros dos filhotes. Novamente, procure pelos cães que não demonstrem medo nem excitação excessiva.

3. Terceiro teste: observe o relacionamento entre os filhotes. Evite os filhotes que montam nos outros, rosnam ou mostram os dentes. Procure aquele que sabe lidar melhor em todas as situações. Geralmente esses cães são os mais estáveis dentro do grupo.

Estes são alguns dos indícios que um cão do tipo “easygoing” apresenta. Existem ainda outros elementos que identificam o comportamento ideal de um cachorro filhote para acompanhar o seu estilo de vida. Um teste mais completo pode ser realizado por um especialista, que identificará o cão ideal de maneira mais precisa e sem correr o risco de influenciar negativamente o futuro dos filhotes.

Nossa equipe pode ajudar você a escolher o amigo que vai passar muitos anos em sua companhia. Entre em contato e converse com nossos especialistas em comportamento animal.

Filhotes de Cachorro. Como escolher?

Um deles vai ser o cão ideal para você.

 

Tags: , ,

Recado do Gustavo Campelo

Busca!

Newsletter

Assine grátis e receba atualizações no seu email.

Google+

Facebook

Categorias

Siga no Twitter

Cel: (11) 99626-9596 - Gustavo Campelo - © 2011-2014. Todos os direitos reservados.
A reprodução parcial ou total do conteúdo deste site é proibida.